

SOBRE JORGE ADOLFO M. MARQUES
Licenciado em História, variante de Arqueologia, pela Universidade de Coimbra (1990), Mestre em Arqueologia pela Universidade do Porto (1996), Professor Especialista em História e Arqueologia pelos Institutos Politécnicos de Tomar, Viana do Castelo e Viseu (2018) e doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior.
Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu desde 2008, na área de Ciências Sociais do Departamento de Comunicação e Artes, lecionando várias unidades curriculares nos domínios da História, Património Cultural, Antropologia Cultural e Museologia.
Foi docente na Universidade Católica Portuguesa entre 1993 e 2010 (Pólos de Viseu, Leiria e Figueira da Foz do Centro Regional das Beiras e do Centro Regional do Porto) também nos domínios da História, Arqueologia, Antropologia Cultural e Serviço Social.
Participou por quatro vezes (2005/2007) no Programa Sócrates/Erasmus com a Universidade Mariie Curie – Sklodowskiej, de Lublin (Polónia), e deu formação no Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa (1999/2006) a alunos provenientes da mesma universidade polaca.
Tem proferido conferências em inúmeras instituições, sobretudo de ensino, e participado em congressos científicos.
Publicou vários estudos nos domínios da Arqueologia, História e Património Local, quer como autor, quer em co-autoria. Destacamos os últimos trabalhos: Bodiosa: história, património e tradições (2013), Forais Manuelinos de Viseu (2013), Lafões: História e Património (2014), Foral Manuelino de Penalva do Castelo (2014), Foral Manuelino de Sul, formato E-book (2016) e Forais manuelinos de Senhorim, Canas de Senhorim e Aguieira (2018).
Foi colaborador em 2015 e 2016 do portal de notícias “ViseuNow”, com o programa semanal “Segredos do Centro”. É colaborador do “Jornal do Centro” e do "Jornal da Beira", com um artigo de opinião mensal em cada um deles.